31 de out de 2009

Globalização


Globalização é uniformização de padrões econômicos e culturais no mundo todo. Historicamente, ela tem recebido conceitos como hegemonia e dominação, da qual foi, sempre, a inevitável e previsível conseqüência.
O termo globalização no decorrer dos anos, define-se a partir de uma verdade mais profunda; a apropriação de riquezas do mundo com a decorrente implantação de sistemas de poder. Ao longo do século XX, o capital foi conduzindo à globalização da informação, da cultura e do consumo. Isso se deveu não apenas ao progresso tecnológico, e da Revolução Industrial, mas ao imperativo dos negócios.
A classe trabalhadora está debilitada por causa do desemprego, resultante do forte investimento tecnológico, foi absorvida pelo setor de serviços, numa economia fluida e que não permite a formação de uma consciência de classe. O desemprego e a extinção das conquistas sociais de outros tempos, geram a insegurança coletiva, em particular, o sentimento de impotência, a violência. Atualmente, não existem projetos alternativos para as misérias sociais.
A informação de nossos dias não é uma troca, e sim uma imposição da hegemonia ideológica das elites. Cria a aparência de semelhança num mundo heterogêneo A massificação da informação na era do consumo seletivo, via informação, as elites controlam os negócios, fixam regras civilizadas para suas competições e concorrências e vendem a imagem de um mundo eficiente.
A tecnologia, que deveria servir de forma coletiva, está contribuindo para a exclusão da maioria pobre. A informação global é a manipulação da informação para servir aos que controlam a economia global. Ofuscado pelo brilho da tecnologia e das propagandas que escondem o trabalho social detrás de um produto. pronto para ser consumido, nada mais lógico que desvalorizar o trabalhador, em conseqüência a condição humana.
Nunca fomos tão informados. Mas nunca a informação foi tão direcionada e controlada...Qual sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).