17 de nov. de 2009

A Hora do Marketing Sustentável

A sustentabilidade e o meio ambiente foram o tema na maior parte dos anos de 2007 e 2008. Porém, com a recente crise do mercado o inicio de 2009, o assunto foi deixado para segundo plano, foi priorizado manter um teto sobre a cabeça do que manter um telhado verde. Com o possível fim da crise nos últimos meses volta-se o foco também para a sustentabilidade.
Embora muitos ainda não tenham despertado para esta realidade, os profissionais de marketing desempenham um papel crucial na discussão sobre responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas.
O Marketing Sustentável é o processo de estratégias que envolvem planejamento e implementação integrada dos 4 P´S (preço, praça, produto e promoção), além da comunicação e distribuição. O objetivo principal é dar um retorno favorável as necessidades do presente e seja favorável também no futuro do consumidor, da empresa, dos cidadãos, do ecossistema e das entidades (Ong´s).
Está mais que comprovado que são enormes os benefícios competitivos  alcançados pelas organizações que adotaram políticas sustentáveis voltadas para o meio ambiente e para a sociedade, além das crescentes oportunidades de negócios que se obtem através de um Marketing Sustentável.
Vários autores como; Roger J. Best, Del I. Hawkins, David L. Mothersbaugh, além de Kottler, realçam em suas obras as características do comportamento do chamado “novo consumidor”.
Mais individualista, envolvido, independente e informado, com um sentimento de liberdade e cada vez mais exigente.
Consciente do seu poder e dos seus direitos, desafiando os fornecedores; Com uma crescente escassez de tempo, de atenção e de confiança, resultando numa maior necessidade de conveniência, de autenticidade e de credibilidade;
Com maiores preocupações ambientais e em matéria de segurança pessoal e social.
As crianças são muito mais sensíveis e estão mais alerta para o tema da sustentabilidade do que os adultos.
Com este perfil, os consumidores pensam em fazer o que lhe parecer correto, aí que entra o profissional de marketing, que deve proporcionar ao seu público o produto ou serviço mais correto. Em um segmento, quando todos os produtos são idênticos (boa qualidade, performance garantida) o diferencial para que o consumidor decida por um produto é a associação da marca com os benefícios ambientais e (ou) sociais.
Com estratégias de marketing voltadas para a sustentabilidade, além de promoverem as marcas junto dos consumidores, têm como principal feito a mudança de mentalidades e a componente educacional que conseguem atingir
“Tenha orgulho da sua marca sustentável, e saiba que há um forte núcleo de pessoas por aí que ainda se preocupam com a sustentabilidade e que irá continuar a preocupar-se.”
(Hilary Bromberg)

2 comentários:

  1. Nas nossas ações, tanto no marketing, quanto na nossa vida (individual e comunitária) temos que pensar na sustentabilidade. Tem uma frase do Gandhi que gosto muito e resume essa idéia: "Você precisa ser a mudança que gostaria de ver no mundo". Vamos praticar a sustentabilidade! Prof. Dani Viegas

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  2. Concordo Dani, já estamos em uma época que não dá mais pra ficar fora da sustentabilidade, não é modismo, já é necessidade.
    Obrigado pelo comentário.

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