Como consumidores, a todo momento estamos comprando, consumindo um produto ou usufruindo de algum serviço, más as vezes nem nos damos conta da história, da origem da logomarca deste produto. Quando nos interessamos em saber, nos deparamos (principalmente na interntet) com mitos e várias versões do significado deste logotipo, pensando nisso resolvi buscar e divulgar aqui a origem verdadeira de algumas logomarcas. (atualizando aos poucos).
CARREFOUR
O logotipo do Carrefour já foi muito discutido, vários mitos foram levantados, que o significado era satânico, era uma mensagem sublimar, era um ET e por aí vai as versões populares que corre internet afora. Na verdade, o logo do Carrefour diz respeito à sua origem, na França, em 1959. A primeira loja foi aberta na cidade de Annecy, perto de um cruzamento, encruzilhada que em Francês, significa "carrefour", e o logotipo consiste de duas setinhas,representando essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa, com o claro formato da letra "C" na cor branca.
NIKE
A logo da Nike nasceu no ano de 1971, curiosamente uma jovem estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, criou por míseros US$ 35 o famoso símbolo da marca. O nome Nike surgiu logo depois e foi por sugestão de Jeff Johnson, atleta e primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports, que havia sonhado com a Deusa grega da vitória, “NIKÉ” (pronuncia-se niqué). Diziam os gregos que a Deusa podia voar e correr em grandes velocidades. E nada mais apropriado para a nova marca que surgia. O símbolo é as asas da deusa na posição horizontal.
Você pode ver mais sobre a história da Nike no blog: Mundo das Marcas
GOOGLE
O Google é o site, ou ferramenta de busca, mais usado no planeta, suas ferramentas são extensas desde uma simples busca até uma visualização real e atual via satélite de lugares. Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
O nome Google foi escolhido devido à expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web. O nome Google, cuja pronúncia em português é "gugol", é um trocadilho com o termo Googol, nome usado pelo matemático Milton Sirotta para representar o número 1 seguido de 100 zeros (ou 10 elevado a 100). Segundo o Google, esse nome foi escolhido pra refletir a missão da empresa: a de organizar a enorme quantidade de informações disponíveis na Interne
Fonte: Revista ÉPOCA, 588.
GAROTO
A história da marca Garoto começou exatamente no dia 16 de agosto de 1929, quando o imigrante alemão Henrique Meyerfreund fundou a fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, num galpão localizado na Prainha, cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros, nos pontos de bonde de Vila Velha e assim logo passaram a ser chamadas balas “Garoto”. Em 1934 começou a produção de chocolates e também da famosa "pastilha de hortelã"
Você pode ver mais sobre a história da Garoto no blog: Mundo das Marcas
CASAS BAHIA
A história começou com a vinda do polonês Samuel Klein para a America do Sul, depois de viver e sentir na pele os horrores da guerra, desembarcando com a família no Brasil em 1952 Chegou a São Caetano do Sul Comprou uma charrete e, com a ajuda de um conhecido do bairro paulista do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, vendia roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, na região do ABC, oferecendo condições de pagamento o crediário a quem não podia pagar. Já nesta época, comprava por um valor X e revendia pelo dobro do preço a prazo, seis ou oito prestações.
Em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, dando inicio seu império varejista. A loja levou o nome de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se mudado para a região em busca de trabalho.
O Baianinho foi criado em 1970 pela Interjob, agência interna da CASAS BAHIA, na época, a mascote da maior rede varejista do país surgiu como um símbolo capaz de representar a integração do Brasil dentro da CASAS BAHIA, por isso utiliza um chapéu de nordestino e bombachas gaúchas. Junto com o personagem surgiu o famoso slogan da rede: “Dedicação total a você!”
Fonte: Mundo das Marcas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).