
No atual mercado saturado de comunicação, as empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
Os resultados são, muitas das vezes, melhores do que o marketing convencional, e o preço muito menor.
O objetivo do marketing de guerrilha é conseguir chamar atenção, sem ter que pagar pela mídia, gerando propaganda boca-a-boca e mídia instantânea.
Para isso, é preciso surpreender as pessoas, fazer com que elas arregalem os olhos, fiquem de queixo caído e aí sim saiam por aí dizendo para seus amigos “olha que legal isso“. E quanto mais criativa for a campanha melhor.
Existem diversos tipos de marketing de guerrilha. Os mais famosos são:
- Marketing Viral: quando a pessoa sente vontade de passar adiante, para seus amigos e conhecidos.
- Marketing de Emboscada: aproveitar a realização de um evento fazeendo campanhas ao redor do evento, sem ter que patrocinar o mesmo. Por exemplo, com camisetas, squizes da empresa.
- PR Stunt: uma ação de grande impacto para atrair a atenção da imprensa e gerar mídia gratuita. A realização de um evento onde se convida a imprensa e distribui kits, oque pode gerar uma mídia instântanea nos meios de comunicação.
É preciso ter cuidado com as campanhas de marketing de guerrilha. Pois qualquer deslize pode inverter o resultado da campanha, fazendo com que a empresa seja criticada pelas pessoas, ainda mais com o avanço da internet, onde uma informção favorável ou não pode correr o mundo em questão de segundos.
Confira algumas ações (clique para ampliar)
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