3 de jan. de 2010

New Coke, Um dos maiores erros de Marketing


Assim como os cases de sucesso no mundo do marketing, também existem cases de total equivoco e de fracasso, que levanta a questão que nem sempre a pesquisa de mercado deve ser a principal razão para mudar as estratégias para a nossa marca, e sim um conjunto de ferramentas.
Nem sempre as pesquisas conseguem determinar o que realmente vai acontecer no mercado. É preciso ter cautela para fazer mudanças tão significativas em produtos que têm uma grande lista de consumidores "apaixonados pelo produto" como a Coca.
A coca reagiu rápido e pagou caro pelo erro, mas conseguiu reverter a situação.
Em 1985, em meio a uma forte ameaça de perder mercado para a Pepsi, a presidência da Coca-Cola decidiu tomar uma medida drástica: substituir o seu produto mais vendido por uma nova fórmula, supostamente melhor.
Obviamente a mudança foi acompanhada de uma série de pesquisas que afirmavam que, em testes cegos, a preferência pela nova bebida era praticamente unânime. Mas... no teste da vida real o consumidor reagiu de forma diferente e começou a pedir a sua antiga Coca-Cola de volta. E enquanto isso, a Pepsi fazia propagandas dizendo que tinha vencido a "batalha das colas", já que a Coca tinha apelado para uma mudança de produto, assumindo que não era o melhor.
Após 3 meses, em meio a uma situação mais que delicada, a Coca trouxe seu produto original de volta às prateleiras, agora renomeada de Coke Classic, mantendo a New Coke como extensão de linha. Não demorou muito e as vendas da New Coke já não era mais expressivas versus o produto original , leia mais sobre esse caso em: informação e opinião Comercial da New Coke

Feliz 2010!

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