11 de dez de 2009

Midias Sociais

Mais uma peça no quebra cabeça do marketing


Uma nova opção de marketing vem ganhando cada vez mais força, são as mídias sociais (orkut, facebook, twitter, etc) essa nova ferramenta oferece recursos nunca antes vistos, porém, ainda pouco explorados.
Os profissionais de marketing e de comunicação vêm quebrando a cabeça tentando aproveitar essa nova peça entre as outras duas já existentes, o marketing de massa e o marketing direto, o marketing em cima dessas mídias sociais vem completar o quebra cabeças.
O principal diferêncial da  mídia social é a participação ativa dos consumidores, ao se criar e planejar estratégias de marketing  para as mídias sociais é preciso levar em conta que ela irá ser complementada pelas ações geradas pelos usuários, entregar a informação somente na hora que precisem dela.
As mídias sociais apresentam métricas que podem ser mensuradas de forma exata como tráfego, cliques, vendas, etc. No entanto existem métricas que são mais difíceis de medir e quase impossíveis de serem controladas.
 O grande número de pessoas que acessam a internet, principalmente na era da web 2.0 influência de forma negativa na audiência e credibilidade da TV. Podemos fazer um comparação recente com a chegada da web 2.0, a difusão de idéias e da informação fez as pessoas serem mais questionadoras e não acreditarem em tudo que aparece na TV e isso impactou também na propaganda.  Não deixando de lado que a propaganda ainda é vital para a estratégia de marketing das grandes empresas.
O marketing direto tem como premissa individualizar o cliente através de caríssimos bancos de dados e um alto custo de manutenção, porém é perfeitamente mensurável e previsível. Ele é limitidado somente a alguns critérios de segmentação.
A Mídia social é um meio poderoso, e eficaz em termos de custo. É possível encaixar as peças e montar esse quebra cabeças de forma que cada esforço de marketing complemente o outro.
Então, o que busca entrando nas mídias sociais?
  • Monitoramento contínuo das conversas sobre marcas, produtos e serviços?
  • Participação da empresa nas conversas, criando uma via de duas mãos?
  • Identificar os clientes e estimular aqueles mais entusiasmados a disseminarem mensagens positivas sobre a marca, produto ou serviço?
  • Estimular os consumidores a se apoiarem mutuamente em comunidades?
  • Ajudar os clientes a trabalhar uns com os outros para melhorar seus produtos e serviços?
Seja qual for seu objetivo, o marketing nas mídias sociais requer uma abordagem diferente:
  • O novo marketing é diferente por que nele o diálogo é transparente e natural, com credibilidade;
  • O valor da marca é determinado pelos consumidores;
  • A segmentação é feita através do comportamento, atitudes e interesses;
  • O conteúdo é feito por profissionais e também por consumidores;
  • Marketing é mais do que somente propaganda e branding;
  • As pessoas querem autenticidade;
  • As pessoas querem participar, não propaganda;
  • Em vez de provocar uma interrupção, o marketing entrega o conteúdo apenas no momento em que as pessoas precisam dele;
 Fontes: Midias Sociais , Ueba

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