“Muitos empresários ainda não se deram conta de que a comunicação agrega valor e contribui para manter a empresa no mercado. E pode também afundá-la. Não é fácil recuperar um arranhão na imagem da empresa. E não adianta dizer que o brasileiro tem memória curta. Os concorrentes têm boa memória e se aproveitam de qualquer oportunidade para ampliar seu espaço no mercado.”
(r e v i s t a FA E B U S I N E S S , n.4, dez. 2002)
A comunicação como já foi colocada em diversos debates é de fundamental importância, seja em qualquer meio. Por isso é preciso identificar as barreiras que impedem a boa comunicação, seja ela interpessoal ou intropessoal. Assim sendo para se obter êxito nas estratégias deste relacionamento é preciso englobar não só o cliente interno, más todos os ambientes (interno e externo) que envolvem a organização. Por sua vez os envolvidos tem que se comunicar de forma clara e verdadeira.
De maneira estratégica os diretores e presidentes das empresas, planejam e usam a comunicação empresarial com a preocupação com o relacionamento entre empresa e seus funcionários, fornecedores e clientes, pois esse relacionamento engloba e interfere na imagem da empresa, eles procuram observar como formadores de opiniões na sociedade. A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica, suporte de administração para todas as atividades da empresa. Ela é a maior aliada das atividades de marketing e de recursos humanos.
Comunicação empresarial tem um papel importante na "administração de percepção" e na leitura do ambiente social da instituição. Nessa perspectiva deve contribuir para a análise dos planos de negócios da organização, identificando problemas e oportunidades no campo da comunicação. A importância de uma boa imagem aos olhos da sociedade, leva a estas organizações a investirem em estratégias que fazem essa comunicação funcionar.
Na Comunicação empresarial o maior valor é a credibilidade dessa comunicação, ou seja se essa comunicação é vista pelos envolvidos como estratégias eficaz e eficiente, que realmente traga resultados e benefícios mútuos para os envolvidos.
Como dizia o saudoso, Chacrinha; “quem não se comunica se trumbica”Alexsandro Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).