12 de jan de 2010

Heineken compra a Kaiser


A fabricante holandesa de cerveja Heineken anunciou ontem que vai comprar as operações da mexicana Femsa, dona da marca Kaiser no Brasil, em negócio avaliado em US$ 7,7 bilhões. A Femsa é a principal cervejaria do México e, no Brasil, possui 8 fábricas, com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros. A aquisição, de acordo com analistas, vai acirrar a disputa pelo segundo lugar no mercado de cerveja nacional. “A Heineken vai entrar com muita sede no mercado brasileiro e, como a diferença entre o segundo e quarto lugares é pequena, isso vai estimular a disputa pela vice-liderança”, afirma a analista de consumo e varejo da Ativa Corretora, Juliana Campos. 
Segundo pesquisa da AC Nielsen de novembro de 2009, a mais recente do setor, a Femsa, que além da Kaiser comercializa no Brasil as marcas Sol, Bavaria, Xingu, Heineken, Santa Cerva e Summer Draft, tem 7,2% de participação no mercado nacional. A Ambev é líder absoluta com 70%, seguida pela Schincariol (11,6%) e Petrópolis (9,6%). “Em 2009, a Femsa perdeu participação, pois começou o ano com 8% de market share”, diz Juliana. “Não sabemos ainda a estratégia da Heineken no país mas com certeza vai querer recuperar esse mercado que a Fensa perdeu”, garante a analista.
Para o analista da Austin Consultoria, a fusão chega vai potencializar a chegada de novas marcas no Brasil, que são comercializadas no exterior pela Femsa e Heineken. “Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o consumo interno tende a aumentar e isso vai impulsionar ainda mais o mercado”, projeto o economista. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o Brasil é o quarto produtor mundial de cerveja, com 10,3 bilhões de litros anos, atrás da China, Estados Unidos e Alemanha.
 

Você também pode gostar de: New Coke, Celular Sustentável,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).