25 de mai. de 2010

Outdoor com Hitler vestido de rosa gera protestos na Itália

Italianos protestaram nesta segunda-feira em Palermo (sul do país) contra um anúncio publicitário colocado em uma avenida da cidade siciliana que mostra o ditador nazista Adolf Hitler vestindo um uniforme militar rosa.
"Não entendemos por que as autoridades deram autorização para instalar um outdoor assim, e pedimos que ele seja retirado imediatamente", exigiu o presidente da Associação Nacional dos Partigiani Italianos (Anpi), Ottavio Terranova.
A entidade é ligada à Resistência italiana ou 'partigiana', movimento de oposição ao fascismo surgido durante a Segunda Guerra Mundial.
O cartaz é um anúncio de uma loja de roupas e mostra Hitler "com uma atitude triunfante", segundo Anpi, vestido com um uniforme rosa e uma braçadeira militar com um coração vermelho em vez da suástica.
Abaixo da imagem está escrito: "mude de estilo, não siga seu líder".
Para os manifestantes, trata-se de um "fato grave que afeta os democratas sicilianos, ofende aqueles que combateram o fascismo e o nazismo e viola os princípios democráticos e constitucionais", escreveu Terranova.
A agência de publicidade que lançou a campanha informou à imprensa que o anúncio era uma provocação para chamar a atenção do público, e não uma apologia ao nazismo.
O dono da agência, Daniele Manno, afirmou que o objetivo era "ridicularizar Hitler", e ao mesmo tempo, "convidar os jovens a não se deixar condicionar por seus chefes".
Segundo Manno, em poucas semanas serão divulgados outdoors com a imagem de Mao Tse Tung.
FONTE:  http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100524/mundo/it__lia_moda_publicidade_nazismo_curiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).