24 de jun. de 2010

O Lado negro do Cigarro


Instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1987, Dia 31/05 é considerado o Dia Mundial Sem Cigarro.O objetivo da campanha é conscientizar os fumantes sobre os riscos e as consequências que o tabaco traz para a saúde de quem fuma e dos não fumantes. 
O foco da campanha este ano foi as mulheres jovems, objetivando alertar as mulheres sobre as estratégias de marketing que a indústria do fumo vem utilizando para atingi-las. Segundo a OMS, as mulheres têm se tornado as novas vítimas do tabagismo ao serem seduzidas pela suposta “glamorização” do hábito de fumar. O tema foi escolhido porque o número de mulheres fumantes está em constante crescimento enquanto o de homens tem praticamente estagnado.


Sob o mote “Gênero e Tabaco”, foram criados alguns cartazes ao estilo de revistas de moda, onde se chama a atenção para perigos do tabagismo entre as mulheres: perda de fertilidade, parto prematuro e câncer cervical são alguns exemplos.
O fumo é a maior causa de mortes evitáveis do mundo, matando mais de 5 milhões de pessoas por ano. Destas, em média 1,5 milhões são mulheres. Além disso, as mulheres sofrem mais do que os homens com os efeitos nocivos do tabagismo passivo. Das 430 mil mortes que ocorrem a cada ano por essas causas, 64% são mulheres.
A OMS estima que mais de um 1 bilhão de pessoas são fumantes em todo o mundo, dentre as quais mais de 200 milhões são mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não possua uma conta google ou hotmail, você pode optar pelo perfil de nome e url (colocando o endereço do seu site/blog ou seu endereço de email, mas sem o @).